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1492- A CONQUISTA DO PARAÍSO |
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O livro didático que chega até a
escola, comprado com dinheiro público.
Eu não gasto com papel, nem com
impressora, quando o assunto está ali, todo impresso, ilustrado pronto para ser
lido e comentado. Prefiro gastar com exercícios!
Por outro lado não acho justo o
aluno passar horas da aula simplesmente copiando o texto que já está ali. “Penso
ser mais produtiva, a aula, se for lido silenciosamente, depois coletivamente e
promovida a ‘roda da conversa”.
Sei também, que o livro, é para o
aluno, mas não é do aluno, já que é preciso devolver. Então de alguma maneira o
aluno precisa ter o tal conteúdo no caderno. O detalhe que mesmo assim, copiar
um longo texto, torna a aula maçante, acho insuportável ficar esperando, me
sinto não dando aula, mesmo circulando pela sala e alertando sobre certas
palavras que insistem em escrever ortograficamente “erradas”. As cópias “grandes”
são mecânicas, e a sala de aula fica patética. O aluno em determinado momento
não está pensando no assunto, está é dando um jeito de acabar logo, fica um “exercício”
sem graça! Já tentei. Desisti.
Desisti de aula de cópia de livro,
mas não do livro.
Aproveito os livros disponíveis na
turma para responder questões sobre o assunto, para o aluno aprender a
sintetizar uma ideia (por enquanto a tarefa mais difícil), para preencher uma
cruzadinha, para fazer esquemas, copiar quando é algo muito interessante, curto,
relevante!
No último planejamento, na sala dos
professores, estava com o livro de história, queria fazer uma linha do tempo
para os alunos preencherem. As datas já organizadas (achando o máximo), eis que
a professora de história das séries finais deu uma dica ótima: porque não dar
os fatos embaralhados e os alunos lerem tudo para recortar e colocar em ordem?
Sintetizei vários momentos da parte da história
que estávamos estudando, fora de ordem, e os alunos teriam que arrumar a sequência
histórica, usando o livro didático de história como referência.
Aula dada. Foi muito legal. Nós já
havíamos assistindo um filme, realizado uma brincadeira nos nets(perguntas e
respostas), e o texto foi para encerrar o assunto. Tiveram que ler muitas
páginas, mas ao mesmo tempo recortavam, colavam, comentavam (estavam sentados em
grupo).Todos ficaram com o “resumo” da matéria! Foi tão simples.
Quando penso em um conteúdo, sempre
procuro nos livros didáticos disponíveis (facilita), busco algo no YouTube, e
algum complemento no Google. Tem dado certo.
Amei seu artigo. Espero que tenha muitas visitas, pois usar o livro didático é também importante! Quando penso nos projetos pedagógicos que nascem de uma "pergunta de um aluno"... Todos os recursos são mais importantes e valiosos do que se imagina!Parabéns!
ResponderExcluirabraços
Impacto da Pedagogia Moderna