Páginas

domingo

LIVRO DIDÁTICO, EU USO!

 
Edubar
Edubar
1492- A CONQUISTA DO PARAÍSO


História


 
Ciências
 

 
           Todo o recurso disponível em uma sala de aula deve, ao meu entender, ser usado. Incluindo o livro didático.
 
            O livro didático que chega até a escola, comprado com dinheiro público.
 
            Eu não gasto com papel, nem com impressora, quando o assunto está ali, todo impresso, ilustrado pronto para ser lido e comentado. Prefiro gastar com exercícios!
 
            Por outro lado não acho justo o aluno passar horas da aula simplesmente copiando o texto que já está ali. “Penso ser mais produtiva, a aula, se for lido silenciosamente, depois coletivamente e promovida a ‘roda da conversa”.
 
            Sei também, que o livro, é para o aluno, mas não é do aluno, já que é preciso devolver. Então de alguma maneira o aluno precisa ter o tal conteúdo no caderno. O detalhe que mesmo assim, copiar um longo texto, torna a aula maçante, acho insuportável ficar esperando, me sinto não dando aula, mesmo circulando pela sala e alertando sobre certas palavras que insistem em escrever ortograficamente “erradas”. As cópias “grandes” são mecânicas, e a sala de aula fica patética. O aluno em determinado momento não está pensando no assunto, está é dando um jeito de acabar logo, fica um “exercício” sem graça! Já tentei. Desisti.
 
            Desisti de aula de cópia de livro, mas não do livro.

            Aproveito os livros disponíveis na turma para responder questões sobre o assunto, para o aluno aprender a sintetizar uma ideia (por enquanto a tarefa mais difícil), para preencher uma cruzadinha, para fazer esquemas, copiar quando é algo muito interessante, curto, relevante!
            No último planejamento, na sala dos professores, estava com o livro de história, queria fazer uma linha do tempo para os alunos preencherem. As datas já organizadas (achando o máximo), eis que a professora de história das séries finais deu uma dica ótima: porque não dar os fatos embaralhados e os alunos lerem tudo para recortar e colocar em ordem?
             Sintetizei vários momentos da parte da história que estávamos estudando, fora de ordem, e os alunos teriam que arrumar a sequência histórica, usando o livro didático de história como referência.

            Aula dada. Foi muito legal. Nós já havíamos assistindo um filme, realizado uma brincadeira nos nets(perguntas e respostas), e o texto foi para encerrar o assunto. Tiveram que ler muitas páginas, mas ao mesmo tempo recortavam, colavam, comentavam (estavam sentados em grupo).Todos ficaram com o “resumo” da matéria! Foi tão simples.
            Quando penso em um conteúdo, sempre procuro nos livros didáticos disponíveis (facilita), busco algo no YouTube, e algum complemento no Google. Tem dado certo.


           

Um comentário:

  1. Amei seu artigo. Espero que tenha muitas visitas, pois usar o livro didático é também importante! Quando penso nos projetos pedagógicos que nascem de uma "pergunta de um aluno"... Todos os recursos são mais importantes e valiosos do que se imagina!Parabéns!
    abraços
    Impacto da Pedagogia Moderna

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!