Páginas

terça-feira

O MENINO DA CAIXA DE SAPATOS - INICIANDO!


            A educação formal nem sempre fez parte do seu cotidiano. Matriculado em uma escola pública, parou de frequentar na terceira série, pois sentia vergonha de quem era. “Eu ia rasgado, com chinelo de dedo, sujo, e não tinha merenda para levar. Duas vezes por semana era servido um lanche e frequentava mais por isso, para comer. Como eu pegava a merenda dos outros, eu ficava de castigo. Ninguém chegava perto de mim porque eu me urinava todo, cheirava mal. Era muito discriminado”.

            Assim é um trecho de um livro que todo professor deveria ler “Meu nome é Jorge”! Não é um livro de especialista em educação, é um livro que toca o coração!

            Hoje, Jorge Martins, autor e personagem principal está mostrando que o mundo ainda tem jeito!

            A boa notícia é que temos a mesma história, com uma edição suave, escrita para crianças e adolescentes, e a melhor notícia é que tenho disponível na minha sala de aula um livro para cada aluno ler: “O menino da caixa de sapatos”, do mesmo autor, com o toque carinhoso da escritora Ulda Melo!

            Estava de férias, e ainda bem, tinha pessoas trabalhando! Uma muito especial lembrou do meu desejo de ler esta história com os alunos! Obrigada Cláudia Nunes, pelo carinho e tempo dedicado. Que o pensar na rotina do professor de sala de aula seja permanente na SMEC!

            Na escola, minha colega de classe paralela, Daiane Cardoso se empolgou e entrou neste trem! Agora temos NOSSAS ideias!

            Aos poucos vamos compartilhando!

            Iniciando – Lendo o livro antes de ler a história!

            CONSIDERANDO O TÍTULO DO LIVRO, A ILUSTRAÇÃO DA CAPA, COMO VOCÊ ACHA QUE SERÁ A HISTÓRIA QUE ELE CONTA?

            As crianças foram “jogando” ideias....

“ De um menino que achou uma caixa de sapatos para guardar muitas coisas...” Mel

“Uma caixa mágica...” Taiane, Tiago

“De um menino que não tinha um sapato para botar e um certo dia encontrou uma fada e pediu um sapato, e ela deu o sapato na caixa!” Katiane

“Um menino que adora brincar com caixas...”Antônio

“Um rei que salva as pessoas do perigo.” Débora

“ Um menino que tinha uma caixa de sapato cheia de ouro” Norton

” Uma história de um menino que era muito inteligente e brincalhão que gostava de imaginar coisas da vida de seus amigos e guardava os segredos na caixa de sapato.” João Cesar

“Um menino vivia subindo e descendo escadas. Um dia caiu, e de repente uma fada saiu de dentro de uma caixa de sapatos e cuidou dele!” Nátali

“O menino trabalha vendendo sapatos pelos bairros até conseguir ter uma loja!” Danielly

“O menino vai para loja comprar sapatos, como por mágica fica pequeno e cai  dentro da caixa de sapatos, e a caixa é vendida. Quando as pessoas chegam em casa notam que não tem sapato na caixa mas sim o menino. ..”

“A caixa parecia ser de sapatos, mas era uma caixa mágica que com ajuda da fada saia todos os desejos das pessoas de dentro da caixa!” Emilaine

“O menino é um herói que salva as pessoas do perigo com coisas que guarda na caixa de sapato!” Débora, Felipe, Emighail, Vítor.

“O menino tinha uma caixa de sapatos e uma amiga fada...” Andriele

            E assim vão pedindo o livro, querendo folhear o livro, LER o livro.

            Tudo combinado, é chegado a hora de conhecer a história de verdade!
 
E podemos ter a familia lendo junto! Algumas mães se empolgaram!
 
 

 

 

 

3 comentários:

  1. Parabéns professora Nalu, como sempre suas aulas tem objetivos e você muita persistência e luta na construção de uma aprendizagem que oportunize aos nossos alunos saber entender suas escolhas e de que forma isto irá fazer diferença no futuro. Sou tua fã.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nalú!
    Te confesso que fiquei emocionada ao ver essa publicação no blog, e não esperava ver meu nome citado.Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento. Realmente a Equipe da Smec apoiou a idéia de adquirir os livros por acreditar que seriam bem aproveitados e a leitura e compreensão do mesmo pode mudar a visão e comportamento de nossas crianças, principalmente aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social.Me orgulho de você, em ser tua colega e amiga...Sorte e sucesso no Projeto!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, sem vocês, sem projeto! A Ulda me apresentou "Meu nome é Jorge",no momento que eu precisava ler, e amei, e Claudia, se você não se "antena",meus alunos não teriam os livros!Adoro meu trabalho, e fica muito melhor quando não é solitário!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!