Páginas

sábado

Gostei muito!


Trabalho pronto!

Na sexta feira fui dar aula para o 2º ano da colega Liliane. Não foi uma falta ao acaso. Foi tudo combinado, compromisso de trabalho agendado, típico de professora responsável. É legal entrar no 2º ano sendo professora de 5º ano, percebemos o caminho percorrido.

Os alunos já estavam me esperando, e todos me alertaram que não me esquecesse de dar o “tema” que estava em uma pastinha rosa! TODOS! Tipo, eles não poderiam ir embora sem levar o tal tema, e a aula nem havia começado! Fiquei “boba” e pensei: “que lindos...que bom, querem estudar em casa, já estão habituados! ”  Pedi que me lembrassem no final da aula!

Com a permissão da professora escolhi uma história que gosto muito para contar e trabalhar com eles. Pirata de Palavras, a autora Jussara Braga. É a história de um menino que coleciona palavras, e escreve em um bloquinho...”

Apresentei “meu” personagem e convidei-os a me ajudar a montar a história...45 palavras, distribuídas em 5 dias...distribui as palavras e na medida que eu ia contando eles teriam que ir colando no lugar certo...fiquei pasma! Eles se organizaram, se revezando em quem passaria a cola, ajudando os que não identificavam a palavra, pela letra ou sílaba inicial...faziam de tudo para nem um colega colar errado ou deixar passar a vez! Uma solidariedade linda!

Claro que “passei” uns exercícios, desenhamos a história, e, todos os alunos presentes mostrando caderno, se esforçando, tentando palavras diferentes...cadernos organizados, hora para isto, aquilo, uma vivacidade, uma curiosidade, uma alegria dentro daqueles seres tão pequenos, que até fiquei um pouco emocionada. Até aí, tudo bem. Conheço a colega, conheço o trabalho, nada diferente do que pensava: turma aprendendo letras, números e a conviver!
Alunos da Liliane me ajudando!
 

Mas, sendo a professora a Liliane, sempre tem a possibilidade de surpreender mais. Surge do “nada”, um aluno que fala “nós também temos uma história, e queremos ler...”! Assim a turma toda recebeu o alerta! Lógico que pegaram o livro, e cada um leu sua “parte”, com um orgulho enorme! Ouvi a história da mochila de Camila e depois a história da Mochila do 2º Ano...Conhecia este trabalho, só não tinha a ideia do efeito na turma!

Leitura do livro "Mochila do 2º ano"
Percebi a sequência didática, o planejamento, o cumprimento das regras, o amor que eles tem pela professora...mesmo ela sendo exigente. Exigente com amor, exigência de quem sabe o que está fazendo, exigente porque sabe da responsabilidade que tem...o aluno percebe!

Claro que entreguei o tema...impossível não lembrar! Eles não guardariam o material sem o tal tema!

Pois é. Meu blog é para isto, para quando meu deslumbramento for grande demais para o “face”! Desejo que todas as professoras que trabalham com alfabetização sejam como esta minha colega! Professora que faz a diferença, que faz com F maiúsculo, porque faz de verdade! Parabéns Liliane Alves! Agora teu cansaço, dúvidas, apertos fazem sentido! Aprendi muito com tua turma! Um caminho longo até o 5º!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!