Estamos
ansiosos! Alunos e professores. Esperando o encontro com o autor da obra!
Enquanto esperamos, exploramos!
Minha colega Daiane Cardoso, em um dos
encontros de planejamento ponderou que o livro “O MENINO DA CAIXA DE SAPATOS” é
muito SENTIMENTO. Que é de ler, falar, ouvir, pensar em silêncio. É sobre a vida e mexeu profundamente com
alguns de nossos alunos. É um tanto também da leitura deleite tão bem defendida
pela amiga Ulda Melo. Mas somos professoras e nos sentimos capazes de realizar
“trabalhos escolares” sem ser enfadonho e chato, quando queremos!
Buscamos então sair da “ficha de leitura”, do resumo “usual” das obras, mas mostrando o que nossos alunos são capazes de fazer e aprender. Dentro do ritmo de cada turma de quinto ano! Todos fazendo tudo, mas cada turma no seu tempo!
Descobrimos palavras novas, com o
Álbum de Palavras. Já era certo a criação a partir da atividade de um post
anterior. Hoje cada um tem o seu!
Desenhamos os capítulos preferidos,
e oralmente contamos o motivo da escolha!
Fizemos os convites para
encerramento em forma de caixa de sapato (régua, medida..)
Em grupo estamos realizando um “texto
ilustrado” para outras crianças da escola sentir vontade de ler o livro! Colegas, aguardem!
E individualmente cada um escreveu
porque recomendaria a leitura.
Com guache alunos transformaram a
obra em quadros.
Nada novo, nada velho. Adaptado ao
momento vivido, e conhecimentos sendo construídos!
Sinceramente Prof. Nalú, me emocionei lendo e vendo essa postagem. Registro do que foi feito,analisado, discutido ,estudado,conhecido através da obra de Jorge Martins, e com a participação da nossa escritora querida Prof. Ulda Melo.Sinto-me feliz por poder compartilhar desse momento mágico de construção do saber e mais ainda, por poder estar presente pra ver a emoção do encontro dos alunos com os escritores Jorge e Ulda.Parabéns pelo belo Projeto!
ResponderExcluir