Páginas

quarta-feira

Rotina

          Tenho uma rotina de professorinha ( no sentido carinhoso, gosto de ser).

         Todas as noites, reflito como o dia de meus alunos e o meu pode ser melhor. Porque uma aula planejada facilita a vida do professor também, não é só o aluno que aprende!

         Sempre tem a hora dos devaneios: se minha escola tivesse isto, ou aquilo. É devaneio porque discursar é fácil, fazer acontecer leva muito tempo em educação. Toda escola deveria ter uma sala de dança, ou rítmica com espelhos. Outra sala a prova de som para cantar, tocar, ouvir música sem atrapalhar as outras turmas!Seria bom também salinhas menores para agrupar poucos alunos para oficinas, para que o auditório ficasse sempre disponível para práticas pedagógicas, e não para ser usado como sala de oficina!

         Tem o ginásio de esportes! Este deveria ser grande, com quadras, aparelhos de ginástica, um palco com camarins!

         Imagino um pátio com pracinhas que comportem crianças e adolescentes, sapatas desenhadas, parte coberta para dia de chuva.

         Uma biblioteca enorme! Sempre aberta. Cheia de livros coloridos e lugares confortáveis para sentar, que fosse usada até como recreação no recreio (afinal, ler é se divertir). Acoplada poderia ter uma sala de jogos de mesa. Nossa! Tenho alunos que iriam adorar!

         A sala de informática com os computadores funcionando e que no mínimo uma turma de 31 alunos ficasse confortavelmente lá aprendendo! Penso que os engenheiros, os técnicos, os intelectuais da educação não sabem muito sobre o dia a dia da escola pública!

         Passando a hora dos devaneios, vejo o esforço de pessoas que estão na escola. Colegas que levam internet móvel para usarmos com alunos, funcionários da limpeza, da cozinha que mesmo em número reduzido e salário baixo até sorriem !Direção que ouve opinião de quem está “in loco” com aluno antes de ir as compras. Professores menos, mais experientes trocando ideias sobre planejamento (recreio e hora de almoço, o assunto ainda é a sala de aula). Vejo muito trabalho bom.

         Esta semana os jovens do PIBID (uma hora destas, explico sobre este projeto maravilhoso), levaram uma apresentação de um happy(é assim que se escreve?), cantado pelos alunos. Lindo!

        Bueno, amanhã marquei uma “avaliação” individual de matemática, e preciso imprimir, já que não posso criar uma webquest na tal sala de informática!Chega de devaneios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!