Páginas

quinta-feira

*Era uma vez... - Kátia de Souza Castro



Kátia de Souza Castro e o escritor Mário Feijó
Muitas histórias que ouvimos, lemos ou contamos começam assim... E todas elas mostram encantamentos, sorrisos, poesias, alegrias, tristezas, derrotas, descobertas e vitórias, sentimentos mesclados em convívios, pouco prováveis ou esperados de personagens diferentes entre si, porém com um “algo” em comum, descoberto só no final da trama.

 Muito parecidas com essa história... Então...

Era uma vez, em uma pequena cidade, no interior do estado do Rio Grande do Sul, um grupo de pessoas que sonhavam... Sonhavam o dia em que palavras bonitas como criticidade, cidadania, responsabilidade, autonomia, entre outras, fariam parte no cotidiano do ambiente que escolheram para exercer, talvez o mais digno dos ofícios, bem como da sociedade como um todo.

Porém, cada um desses personagens, via-se solitário em sua caminhada.  Lutando dia-a-dia com suas próprias “armas”, à sua própria maneira.

Um dia, sem muita pretensão, a esses sonhadores foi apresentada a possibilidade de unirem-se e, então “lutar” no mesmo pelotão, contra as forças da mesmice didática.

Em uma noite qualquer, escolhida e agendada previamente , encontramo-nos em um ambiente sóbrio, amplo e decorado com telas de base transparente, executadas por aquele que vinha à nossa frente.

Homem maduro, com voz firme e palavras suaves, contou sua vida como numa retrospectiva de final de ano. Amores, conquistas, derrotas, dores e satisfações narrados sob um charmoso sotaque... Inicia-se uma relação ambígua e cúmplice, regada a cafezinhos, quitutes e sorrisos.

Seguindo instruções, mesmo sem entender muito o propósito, os primeiros passos no mundo da escrita eram dados. Protegidos por personagens fictícios ou impulsionados por lembranças, aos poucos, cada um mostra sua essência.

 E o homem... O homem elogia, incentiva, aplaude e comemora a cada palavra lida, a cada sentimento exposto naturalmente. Alheio aos protestos inerentes a qualquer mudança, ele prossegue, guiando o grupo a um mundo mágico. Tal como um adulto o faz em relação a uma criança em evolução.

E, sem perceber, as relações se estreitam e os objetivos clareiam.

Finalizando textos, criando poesias, produzindo textos próprios ou, simplesmente, brincando com as palavras, os passos se firmam. As relações entre esses encontros e a prática na sala de aula harmonizam-se como em uma sinfonia melodiosamente agradável.

Palavras mesclam-se entre sentimentos e pensamentos, bailando em diferentes vozes. Expressões linguísticas unem-se com a finalidade de exteriorizar vontades e sonhos, tecendo obras literárias. Talentos são garimpados um a um e jóias são polidas, realçando seu brilho interior.

E assim, envolvidos por inebriantes possibilidades, recentemente descobertas, esse grupo não será o mesmo. Bem como não permitirá que os que o rodeiam também o sejam.

No mundo da escrita existem muitas bifurcações, porém, é via de mão única. Uma vez nele é impossível retornar ao seu início.

Indiferente de idade, vivência ou, tão pouco, trajetória... Todos tem histórias a escrever, a contar.

Com esse pensamento fortalecido e a certeza de ser possível, os passos tornam-se mais seguros e firmes em busca dos ideais  compartilhados.

E, dividindo sonhos, magias, aventuras e conquistas, esses sonhadores foram felizes para sempre...  Naquela cidade do interior do Rio Grande do Sul.

 Kátia de Souza Castro
12/07/14

       *Texto escrito para homenagear a oficina literária com o escritor Mário Feijó, dentro do projeto Ler é Poder da Rede Municipal de Educação de Tramandaí.

segunda-feira

NÓS E A COPA DO BRASIL 2014


                Não realizamos um projeto especificamente para a Copa. Aproveitamos os assuntos que permeavam nas rodas de conversas! Afinal está acontecendo a Copa, a Festa do Peixe e estamos empenhados a ler de verdade. Temos o caderno de escritor, nossa coleção de palavras, e todos conteúdos possíveis. Então realizamos algumas atividades, misturando tudo!

                As viagens das seleções! Nosso país é imenso!!!
 
Com este mapa rodamos muito de avião e ônibus!
 

                Como seria uma ilustração misturando nossa Festa do Peixe e a Copa do Mundo de Futebol?

São lindos!


                Que tal paródias das músicas da Copa? Exaltando a escola, leitura...????
 

Paródias das músicas: Coração Verde e Amarelo, Mostra tua força Brasil.

                Cada seleção representa um país, mas onde jogam os atletas???
Gráficos de onde jogam os atletas das Oitavas de Final.
 
             E lógico cuidamos dos resultados!

Esperamos o Brasil na final!