Páginas

quarta-feira

Um Clap Clap para a Estagiária(sim, quer ser professora)!

Lucianei Vidotto fazendo a prática!


Hoje observei uma brincadeira na turma da tarde simples e muito legal! Observei! Não propus, não planejei, só deixei que outra pessoa elaborasse de acordo com a necessidade da turma, de acordo com que pensa sobre sala de aula, planejamento e estas coisas. Não discuti o planejamento da brincadeira. Só ouvi a ideia. Quero deixar claro que tudo que discuti com a pessoa foi sobre as boas ideias dos meus alunos ( os dez minutos de leitura estão rendendo), e minha preocupação com a ortografia.

Selecionamos nos cadernos de “escritores” dos alunos as palavras escritas ortograficamente erradas. Esta parte é fácil. Sem segredos! Todo professor faz! Mas e agora? Sempre a coleção de palavras, enjoa (outra hora comento sobre nossa coleção).

A pessoa, vendo que a professora estava vazia de ideias, pegou as palavras e foi pensar!

          Chegou na escola, com um saquinho com as palavras. Me explicou, e me fiz de entendida. Se eu não sei o que fazer, vou gostar de quem sabe o que vai fazer, não?

Na sala de aula foi um sucesso! Vinte e oito alunos, quatro grupos! Vou tentar explicar a brincadeira! Foi divertido e tenho certeza que a turma não esquecerá as palavras!

Nome do jogo: Sorteio de Palavras

1-    Arrumar a turma em quatro grupos (ficam grupos grandes, e deu certo...descobri que sou presa nos grupos de 4 alunos).

2-   Explicar as regras.

3-   A professora chama um aluno do grupo. Este aluno retira uma palavra do saco. Entrega para a professora, esta lê. O aluno escreve a palavra no quadro. O grupo tem o direito de corrigir se achar que está escrita errada ou deixar se está correta. (O legal é que o grupo pode discutir). Se está certa o grupo ganha um ponto.  Duas coisas legais: a culpa não recai em uma pessoa só, e todos se envolvem, porque todos do grupo podem opinar!

4-   Os grupos são numerados: 1,2,3,4 e o jogo anda na ordem. Um grupo por vez!

5-   O próximo grupo pode arrumar a palavra errada do grupo anterior.

Observação: foram selecionadas 56 palavras, para que cada aluno fosse no quadro escrever duas vezes!

A pessoa, que fez este trabalho que adorei ver, foi a estagiária LUCIANEI VIDOTTO! Parabéns Lucianei, que continue com ideias “iluminadas”! Vou fazer com a turma do turno da manhã, e passar para as outras colegas!
Eu vi entusiasmo, participação, discussões fundamentadas e muita aprendizagem sem grandes aparatos, mas uma GRANDE ideia e vontade de realizar!