Páginas

sexta-feira

LER É PODER




A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí lançou na quarta-feira, dia 2 de abril, o Projeto Ler é Poder. Um Projeto de formação, destinado a professores de 4º e 5º anos, salas de leitura, supervisores e professores de Letramento do Programa Mais Educação.
Com o lançamento tivemos o prazer de ver a encenação da peça Deu a Louca no reino da Imaginação, com a Cia de Teatro Curto Arte (muito legal).
Foi lançado, agora vai! Vai porque acredito que todos os professores, independente de “linha pedagógica” querem na verdade que seus alunos leiam, entendam, que sejam cidadãos do mundo!
O projeto é simples, nada que o professor não conheça ou não saiba fazer.
Mas se é simples porque é importante? Porque vamos ampliar os recursos e as ideias. Porque vamos nos encontrar. Porque toda a rede vai participar! O meu, o teu o nosso planejamento, com a devida atenção as peculiaridades de cada escola, vai ser coletivo. Todo encontro com o outro, toda a troca ajuda a crescer, ampliar!
Todos os professores costumam fazer projetos de leitura, aqui no blog, tem projeto literário. Aliás sem a leitura, para que escola? Só que agora não é solitário, cada escola no seu quadrado. É Tramandaí investindo na leitura!
Pensem, temos lousa digital, computadores(nets), tablets, jogos e agora livros...sei que até temos livros na escola e em muitas salas de aula também, mas agora vamos receber os novos com outro olhar, com festa!
No lançamento, quarta-feira fiquei imaginando, os livros chegando nas escolas com jeito de festa! Foi a fala da nossa Secretária de Educação que mais gostei!
Na verdade estou ansiosa e aberta para ver ideias com alma nova. Esta formação não é para nos formar, somos formadas! Mas é para dar um “up” em tudo que de repente está guardado, em coisas que não sistematizamos, em práticas adormecidas. Vai ser bom!
Que chegue logo o encontro!